O que essa frase quer dizer? Que para ter força e seguir com vitalidade e êxito na vida é necessário reverenciar a sua história e consequentemente a de seus ancestrais. Do jeito que foi, sem mudar uma vírgula. Aceitar e concordar que tudo foi perfeito do jeito que foi, pois se tivesse sido diferente, seria uma outra pessoa que não você mesmo.
Reconhecer sua história valida os acontecimentos, cria raízes para nutrir, dá base e ancoragem para mostrar de onde veio e para quê veio. Seu passado mostra todo o percurso e acontecimentos que marcaram sua existência e a de seus ancestrais. Dessa forma sua experiência de vida e heranças ancestrais te armam de dons e talentos, além de cicatrizes emocionais.
Toda pessoa, toda emoção, toda conquista, toda derrota, todo evento positivo e negativo fazem parte, são pedacinhos da sua história. A exclusão de partes do ser enfraquece e empobrece, trazendo a sensação de vazio, incompletude.
É importante ser historiador da própria vida, resgatando pedaços dela. Assim deixo perguntas para reflexão: Qual a história da sua vida? Quantos encontros, desencontros, perdas, dores, alegrias e mortes foram necessários para a vida chegar até você?