Olá queridos,
Uma dúvida muito frequente é esta: Reiki é uma religião?
Não. Definitivamente não. Independente da sua crença a energia vital universal é para todos, apesar de ter suas origens no budismo, xintoísmo e hinduísmo. Diria sim ser uma filosofia ou estilo de vida, enquadra-se no que chamamos vitalismo, pois promove energia para órgãos e corpos sutis para se auto curarem e se regenerarem.
Qualquer pessoa, indiferente à sua crença e religião pode ser praticante do Reiki. Não precisamos acreditar em divindades ou ter crenças espirituais para que o Reiki flua, basta estarmos de corações abertos e dispostos a nos “doar incondicionalmente” ao outro.
Contudo nada impede que haja crenças, superstições e rituais durante a prática. Ou mesmo uma combinação de técnicas. Sim é possível combinar técnicas e ferramentas diferentes do Reiki para auxiliar no processo de cura.
O primeiro passo para se tornar um excelente canal de Reiki é aceitar o outro exatamente como é e não julgá-lo por isso. Não dividir opiniões ou crenças, agregar valores e respeitar a forma como o outro é e vê o mundo. A visão ou percepção do outro nos traz uma informação diferente e esse convívio respeitoso nos engrandece e enobrece a alma.
O Reiki é um caminho para a iluminação.
Portanto, Reiki-se…
Simone S. Vilela