Dia da Consciência Negra

consc negraEsta data foi estabelecida pelo projeto-lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

É um símbolo da liberdade conquistada.

Afinal quem são os brasileiros? Somos a mistura de muitas raças, cores, religiões, crenças, línguas e culturas. É importante reconhecer e reverenciar toda nossa história e dar o devido reconhecimento cultural que herdamos da cultura africana.

Não podemos excluir grupos ou pessoas que fazem parte do que somos hoje, somos todos  verde-amarelo-azul-branco, mas no coletivo somos indígenas, africanos, asiáticos, e europeus. Quem não reconhece partes do todo perde a força e por ressonância não se aceita totalmente. Ignorar que todos estamos conectados e que ressoamos no próximo causa conflitos e desentendimentos. Juntos somos mais fortes.

Uma nação unida é forte e pacífica.

Termino este artigo com meu querido Augusto Cury:

Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus, americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes, precisa aprender a amar a sua espécie (…) Se você amar profundamente a espécie humana, estará contribuindo para provocar a maior revolução social da história.

 

Reiki-se

Mestra Reiki Pedagoga Sistêmica Mulher Medicina

Deixe uma resposta