Dia das bruxas

 

dia das bruxas 1

 

Olá queridos e queridas, hoje vou escrever sobre um tema que eu adoro! O Halloween ou Dia das Bruxas nasceu entre os celtas, antigo povo europeu, que festejava o fim do verão na virada do ano dos druidas (sacerdotes celtas) e as fartas colheitas. Sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, pois os celtas acreditavam que na noite de 31 de outubro eram abertas portas de ligação entre o reino dos mortos e o reino dos vivos. Data bem próxima do dia de todos os santos e finados, confirmando essa percepção dos celtas de que um portal dimensional se abra nesta data para que as comunicações entre os dois mundos ocorra.

Para se protegerem dos maus espíritos, os druidas ofereciam a eles coisas para comer e se disfarçavam com máscaras, para que os espíritos não lhes fizessem mal. Essa é a origem do costume das crianças de se fantasiarem e pedirem doces de casa em casa, dizendo “tricks or treats” – travessuras ou gostosuras. A festa foi levada para os EUA, no século XIX, pelos imigrantes escoceses e irlandeses.

A palavra “Halloween” é uma abreviação da expressão “All Hallows Even” (Noite de Todos os Santos), como era chamada a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, 1º de novembro. Na véspera do Dia de Todos os Santos, as crianças fazem máscaras de monstros e saem às ruas para assustar as pessoas. Visitam casas, recebem doces e dinheiro. Costumam furar uma abóbora em forma de face humana e dentro colocam velas acesas para dar a ideia de terror e de assombro.

Nos tempos dos celtas essas sacerdotisas tinham importante papel naquelas sociedades pois compreendiam os ciclos da natureza que determinavam as melhores épocas de plantio e colheita, conheciam as plantas e ervas medicinais para tratar das mais diversas doenças, eram parteiras e curandeiras.

Com a chegada e predomínio do cristianismo,  essas mulheres passaram a ser perseguidas como pagãs e hereges, a partir de então passaram a ser consideradas bruxas.

Portanto amplie sua percepção do que é ser bruxa. Pois existem sim pessoas que transformam a vida das pessoas e usam seus dons para auxiliar a jornada alheia. Usam poções de amor e amam sem preconceitos. Transmutam e transformam o negativo em positivo. Curam a dor, a ferida. Sentem o que é do outro.  Usam flores, ervas e medicinas naturais, assim como pedras, cristais e é claro, os elementais e elementos da natureza(terra, fogo, ar e água). Possuem dons e poderes extra sensoriais.

E você leitor? Acredita em bruxas? Conhece alguma?

A bruxa que existe em mim, saúda a bruxa que há em você!

Reiki-se

Mestra Reiki Pedagoga Sistêmica Mulher Medicina

Deixe uma resposta