Hoje vim falar de um assunto que todos enfrentamos rotineiramente em casa, no trabalho, entre amigos e principalmente em época de eleições.
Existe uma técnica bem interessante que é basicamente uma questão de mudar o seu posicionamento em relação ao seu opositor ou opressor.
Quando opinamos nosso ego infla e tendemos a argumentar e expor como uma verdade única nossos pontos de vistas e opiniões. Nos posicionamos como “donos da verdade” e como se isso não bastasse tentamos convencer outros à nossa volta.
Dessa forma nos confrontamos e nos colocamos em oposição a outra pessoa. Como se não houvessem outros pontos de vista.
Quando nos deparamos com uma situação parecida, fazemos o seguinte:
1) Reconhecer que eu tenho um ponto de vista.
2) Reconhecer que o outro tem um ponto de vista diferente.
3) Digo a pessoa: “Ainda que eu não concorde com sua opinião e seja diferente o modo como eu e você vemos as coisas…ainda assim eu te honro e te admiro. Apenas vemos a mesma coisa de forma diferente.”
Quando respeito meu oponente, imediatamente ele me respeitará também.
Pois há espaço para todas as verdades, desde que haja respeito…assim adquirimos autoridade no assunto em questão. Mas quando somos donos da verdade e não respeitamos a verdade alheia…temos autoritarismo. E consequentemente aumentará o conflito e a desarmonia com esta pessoa.
Às vezes a pessoa somente busca o nosso respeito à respeito de algo…e imediatamente pára de ser inconveniente pois a respeitamos primeiro, consequentemente isso a inspirará a nos respeitar também.
Paz e luz…